7º Tabelionato de Notas - Dr. Angelo Volpi Neto

Antes & Agora

Antes & Agora

Interessante mesmo é ver a evolução linguística provocada pelo pessoal de TI, que se apropria de adjetivos para descrever novas funcionalidades, tecnologias e "coisas" do dia a dia. Portanto, creio que já passou da hora de se começar um glossário para tratar do antes e depois. Heroicamente inicio aqui o desafio. ( Em wiki, portanto, aceitando sugestões e atualizações.)

TEMPO REAL.

ANTES: Era aquele do Rei. Por exemplo: quando ele falava pra rainha: "precisamos dar um tempo", ou avisava que ia para o "trono" e que não era pra ninguém incomodar...

AGORA: É muito mais do que aquele "tempo presente" aprendido na escola, é assim um tempo urgente, instantâneo, automático. Porque se demorar um pouquinho só que seja, já é passado. Tem que ser mais rápido que a velocidade da luz, afinal, ninguém mais tem paciência ( nem tempo) pra esperar nada.

REDE ZUMBI.

ANTES: Mortos vivos organizados em comunidade ou grupos para diversos fins, inclusive contracenar no famoso clipe Thriller com Michael Jackson. Aliás, de cuja organização ele agora é membro nato.

AGORA: Infecção generalizada em computadores por "vírus virtuais", fazendo a alegria do pessoal que trabalha com segurança, pois mantém seus negócios e empregos.

COOKIES.

ANTES: Bolacha também conhecida como Kuke, pode ser também aquela Cream Cracker, que não tem nada a ver com aquele cara que quebra sistemas. Entendeu?

AGORA: Negócio inventado com a melhor das intenções, mas que virou um abacaxi; agente não sabe se deixa ou tira!

VIRTUAL:

ANTES: Tudo aquilo que não dá para pegar, cheirar nem comer e que, por conseguinte, somente os místicos acreditam.

AGORA: Usado sempre que as pessoas querem mostrar erudição e/ou não encontram uma palavra melhor para falar das coisas da informática, as quais ninguém sabe se são reais ou virtuais (do antes). Mesmo porque ninguém mais sabe distinguir um e outro...

PRIVACIDADE:

ANTES: Significava a possibilidade de se fazer coisas sem que ninguém soubesse, nem filmasse ou gravasse.

AGORA: Não foi encontrado nenhum significado para essa palavra!